O Google Street View é uma tecnologia do Google que mostra a vista das ruas com fotografias imersivas em 360º.

Podemos dizer que o Street View nasceu em meados de março de 2001 em um projeto da Universidade de Stanford chamado The Stanford CityBlock Project, patrocinado pelo Google, quando o próprio Larry Page, co-fundador do Google, lhes deu um vídeo-tape que ele capturou enquanto dirigia pela Bay Area (Área da Baía de São Francisco) e desafiou o grupo a resumir o vídeo em algumas imagens.  O grupo formado pelos estudantes de Stanford, Gaurav Garg, Hendrik P.A. Lensch, Marc Levoy, Augusto Román e Vaibhav Vaish criaram o método chamado de “multi-perspective panoramas” (panoramas com multi-perspectivas) para resolver o problema proposto pelo Google, e que pode ser exemplificado pela imagem abaixo. Este projeto terminou em junho de 2006 e sua tecnologia foi incorporada ao Google Street View. Dois de seus estudantes Augusto e Vaibhav foram trabalhar no Google, logo depois do fim do projeto.

O panorama acima (à direita) é uma parte do lado norte da Rua Castro em Mountain View, CA. Este panorama foi contruído pelo alinhamento e colando as tiras verticais exxtraídas de frames consecutivos de uma sequência de vídeo. A sequência foi capturada por uma câmera de vídeo de alta velocidade de exploração lateral montado na parte de trás de um carro em movimentos lentos (mostrado à esquerda, tripulado pelo estudante PhD Gaurav Garg).

O panorama acima (à direita) é uma parte do lado norte da Rua Castro em Mountain View, CA. Este panorama foi construído pelo alinhamento e colando as tiras verticais extraídas de uma sequência de vídeo. A sequência foi capturada por uma câmera de vídeo de alta velocidade de exploração lateral montado na parte de trás de um carro em movimentos lentos (à esquerda, tripulado pelo estudante PhD Gaurav Garg).

Em 2006 o Google fez uma parceria com a Immersive Media, uma empresa pioneira especializada em vídeos imersivos de 360º. Ela lançou o projeto chamado GeoImmersive City Collect (Coletânea da Cidade GeoImersiva) enviando os New Beetles da Volkswagen equipados com câmeras de vídeos 360º com georreferências das principais ruas de algumas das principais cidades dos Estados Unidos e do Canadá. As imagens estáticas em JPG eram tiradas dos frames dos vídeos full-frame capturados pelas câmeras da Immersive Media e depois o Google criou sua própria tecnologia de captura de imagens estáticas.

O Google Street View foi lançado em 25 de maio de 2007, ainda utilizando algumas tecnologias da Immersive Media, com imagens de 5 cidades dos Estados Unidos, que foram visualizadas por mais de 75 milhões de pessoas nos primeiros 4 dias depois do seu lançamento. Aos poucos foi expandindo sua atuação para mais cidades dos Estados Unidos e Canadá até alcançar boa parte do mundo com sua tecnologia.

As área azuis no mapa mostram onde o Google já coletou imagens para o Street View

As área azuis no mapa acima mostram onde o Google já coletou imagens para o Street View (imagem tirada em 01/01/2016)

Em 2009 o Google Brasil fez uma parceria com a Fiat para trazer o Street View para o país. Para a primeira leva de fotos foram utilizados 30 carros, que percorreram mais de 150 mil quilômetros de vias, captaram milhões de imagens que foram tratadas e processadas, consumindo muitos meses de trabalho. No lançamento do Street View no Brasil, no dia 4 de outubro de 2010, 51 cidades estavam disponíveis no Street View, que incluíam as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e suas áreas metropolitanas, cidades históricas de Minas e outras mais. E nos dias 4 e 6 de outubro, respectivamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Google fez uma campanha de lançamento chamada “Cadê o Pegman?” o boneco amarelo mascote do Street View e as primeiras 20 pessoas que o encontraram em pontos conhecidos dessas cidades ganharam um Smartphone Android (na época eu procurei, mas não encontrei o Pegman).

Em 2011 o Google testa novos carros com novos equipamentos com maior resolução, sendo agora 15 câmeras em vez de 9, um equipamento mais leve que o anterior, o que torna mais fácil para que os os carros cubram uma área maior. E de acordo com os flagras dos carros do Street View que ficaram famosos da mídia o novo modelo utilizado passa a ser a Captiva da Chevrolet. No início do projeto o Google também utilizou o Google Trike, um triciclo adaptado e equipado com o mesmo tipo de câmeras disponíveis nos carros para a captação de imagens, onde o carro do Google não podia circular.

Takeda com a Bike do Street View

Takeda, da IMG360, com a Trike do Street View em treinamento no Google São Paulo

Ao redor do mundo foram utilizados vários tipos de veículos para a captura das imagens, começando com furgões e depois adaptando carros menores para o projeto inclusive fazendo parcerias com várias montadoras ao redor do mundo. Além dos carros já foram utilizados Trekkers, Trolleys, Motoneves e Triciclos. Para cobrir mais do que ruas, foram capturadas áreas como parques, áreas cobertas de neves, trekkers em camelos para cobrir o deserto, arranjos criativos para cobrir florestas, museus e locais históricos, escaladas em montanhas e já chegou até no fundo do mar.

Frota do Google para o Street View

Em abril de 2010 o Google estava testando e desenvolvendo o programa Google Business Photos, que permitia aos usuários fazer uma visita virtual interativa em 360º dentro das empresas. O programa começou em algumas cidades dos Estados Unidos. Depois foi aberto para o Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e a França. E depois de ouvir o feedback positivo de seus usuários sobre como as visitas panorâmicas do interior de seus negócios ajudam a atrair clientes em potencial o Google anunciou em 1º de maio de 2012 a expansão do programa para o Canadá, Irlanda e Holanda.

No começo de 2015 o programa Business Photos chegou no Brasil e no final do mesmo ano o programa foi expandido para todo o mundo (menos na China) e teve seu nome alterado para Google Street View Trusted. Permitindo assim que empresas de praticamente todo o mundo abram as portas de suas empresas para as câmeras de empresas parceiras do Google, como a IMG360, fotografem e publiquem o Tour Virtual de suas empresas no sistema do Google Street View, permitindo que pessoas de todo o mundo possam visitar o interior de seus estabelecimentos, o que têm lhes ajudado na escolha de que empresas eles pretendem visitar para que eles possam tornar-se seus clientes quando eles estiverem por perto.

Sessão de fotos para o Google Street View para Empresas

Sessão de fotos para o Google Street View para Empresas

Em 2014 o Street View permite visualizar o histórico de todas as vezes que as câmeras do Google passaram pelo local, permitindo que você compare as fotos daquele mesmo local de tempos em tempos. Em 2015 o Google anunciou uma parceria com a empresa de monitoramento ambiental Aclima e os carros começaram a transportar sensores para detectar o nível de poluição das cidades. E em outubro de 2015 anunciou o suporte para o Google Cardboard, um projeto de realidade virtual em 360 graus que é uma mistura de óculos e smartphones para que você possa ter uma experiência de realidade virtual imersiva nos passeios pelo Street View. O Street View já está integrado com o Google Maps, Google Earth, Pesquisa do Google, Google +, Google Meu Negócio e vários outros produtos do Google.

E o Google Street View não pára sua história por aqui. Até onde você imagine que esse projeto vai chegar?