IMG360 Agência Digital parceira do Google

Depois de 20 anos trabalhando com desenvolvimento web, estou tomando um novo rumo empreendedor em minha vida profissional. Desde o início da minha carreira tenho uma empresa aberta na área web e tenho prestado serviços digitais para várias empresas parceiras, como provedores de Internet, agências de publicidade, veículos de comunicação e durante esses anos atendemos grandes contas como a Fundação Roberto Marinho, Telefonica, Sharp, Pirelli do Brasil, HP, Mangels, Bravox, SPTrans, Terra, ZAZ, NutecNet, Prefeitura de Sorocaba, CIESP Sorocaba, Urbes Trânsito e Transportes, Studium Comunicação e Marketing, Mais Veloz, Quadrimatzi, W13, Fácil Produtora, Cerquetto Propaganda, Universidade de Sorocaba e inúmeras empresas da Região Metropolitana de Sorocaba.

Passei os últimos 13 anos comandando na prática a área de desenvolvimento web da SpliceNet, provedor de Internet do Grupo Splice do Brasil. Durante esse período fizemos várias parcerias com o Google, mas agora a SpliceNet está focando seus esforços no sistema de gestão empresarial: SpartanSite. Por isso decidi retomar minha empresa e atender os clientes diretamente. Essa veia empresarial foi fortalecida com os treinamentos providos pelo Google através da parceria que eu estabeleci com o “Gigante da Internet” através de vários programas e produtos oferecidos por eles. Fiz treinamentos no Google São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, na Sala Maracanã e no outro prédio utilizado mais para treinamentos, de Google Adwords, de Marketing Digital, de Google Apps e muitos treinamentos online via Hangouts em vários de seus outros produtos e serviços, sendo certificado em vários deles.

E com a IMG360, dentre estes programas, estou focando minha atenção no Google Street View Trusted para Empresas e estou elaborando um plano empresarial de Marketing Digital 360º (Site, SEO, SEM, Redes Sociais, Inbound Marketing, E-mail marketing, Marketing de Conteúdo, etc.), além de continuar atendendo normalmente os muitos clientes conquistados nesses 20 anos de carreira.

Aliás o projeto do Google Maps sempre me fascinou e fui até premiado pela Telefonica em parceria com a Intel em um concurso nacional de desenvolvimento realizado pela Campus Party 2010 por criar um aplicativo com uma versão do Google Maps para o telefone digital deles (leia mais na matéria do antigo blog da Campus Party).

Divulgação digital

O mundo digital oferece várias vertentes para que sua empresa possa aparecer de modo pleno na Internet. De início bastava ter um site da rede WWW. Depois fomos aprimorando o uso dos e-mails como forma de comunicação massiva (até que utilizaram de forma errada os chamados Spams, graças à turma do Monty Python). Aí íamos aumentando a divulgação através do uso de banners publicitários (sem sistema nenhum) em sites de veículos de comunicação ou de provedores de Internet. Fazíamos SEO em diretórios de sites (os pais dos atuais buscadores), antes mesmo do Google se tornar o que é hoje e antes mesmo do termo SEO ser inventado.

De repente a Internet virou um veículo de comunicação de massa e não mais uma mídia alternativa e daí surgiram inúmeras novas tecnologias, com canais altamente segmentados, dando início ao que eu chamo de porção de pizza (pois não dá mais para dividir as mídias em apenas 8 pedaços). Assim se uma empresa quiser ter uma presença web ela tem de estar em cada uma das pequenas porções da pizza que a Internet oferece como seu site, e-mail marketing, mídias sociais, diretórios de empresas, gestão de conflitos digitais, análises, games, vídeos, tutoriais, infográficos, aplicativos mobile e até mesmo no mapa. É claro que sua empresa deve estar nos canais digitais que melhor atendem seu público-alvo, de sua capacidade em conhecer, desenvolver e atualizar todos esses canais e também depende da consultoria que você contratar de se ajustar a essas novas demandas. Como eu sempre trabalhei com equipes enxutas tinha de aprender todas essas tecnologias de acordo com as solicitações de nossos clientes, ou de minhas sugestões pró-ativas para que eles adotassem novas tecnologias.

A questão é que este é um bom momento para que sua empresa aproveite a abertura dessa nova plataforma digital, que é o Google Street View para Empresas, que acabou de chegar  no Brasil (2015) e vai ter muito impacto na vida digital das pessoas.

Eu até colocaria uma ordem de plataformas que sua empresa precisa estar, para ter uma boa presença digital, em ordem de importância:

  1. Site
  2. Buscadores (no Brasil, no momento, principalmente o Google)
  3. Redes Sociais (no Brasil, no momento, principalmente o Facebook)
  4. Google Street View
  5. Outros

O detalhe é que de forma não declarada, se você colocar o tour virtual de sua empresa no Street View (item 4), estará aumentando sua presença na busca do Google (item 2). Leia este artigo do Jeff Finkelstein, no blog da MOZ (site de referência em SEO) sobre como o Google Business Photos, agora chamado de Google Street View Trusted pode melhorar o ranking local do seu site no Google.

Agora mais do que isso, quando os usuários se habituarem a visualizar as empresas por dentro no Street View eles vão querer saber se as empresas que eles procuram já estão utilizando essa ferramenta e acredito que isso pode se tornar um requisito dos clientes. Ou pelo menos, as empresas que estiverem nessa plataforma vão ter um diferencial a mais para ganhar esses clientes. Você vai aproveitar a oportunidade de ser uma empresa pioneira em novas tecnologias ou vai deixar para depois?

Sabe do que estou falando? Leia mais detalhes sobre esse novo serviço da Agência Digital IMG360: Google Maps Street View para Empresas.

Espero que você goste deste novo momento e que possamos fortalecer os nossos laços de amizade e profissionais e assim possamos fazer bons negócios e juntos venceremos essa crise, utilizando os excelentes recursos da Internet.

IMG360 a Agência Digital parceira do Google.